domingo, 31 de agosto de 2014

If The Beatles or the 60's had a message

Uma das tendências desta colecção Outono/Inverno que mais me chamou à atenção foi, sem dúvida, o regresso aos anos 60. A nível de moda, acho que é a minha década preferida, no que diz respeito a moda - está merecidamente empatada com a década de 20, aqueles vestidos estilo cabaret, curtos e flutuantes sempre detiveram a minha atenção e o meu afecto. Ambas as décadas têm em comum a quebra de tradições, que espelhou quebras que se deram a nível social, económico e político.

Quando penso em anos 60, no que toca à moda, as palavras chaves têm de conter, sem dúvida, PVC, bikini, minissaia, Twiggy, Jacqueline Kennedy, geometria, pernas, calças para mulheres, Jean Shrimpton e também um pouco de hippie e psicadélico (mais na segunda metade da década).

Foi sem dúvida uma década importante na moda feminina. E não só na moda. Por exemplo, o facto de uma mulher começar a usar calças coloca-a em igualdade com os homens, e apesar de parecer apenas uma futilidade, também teve importância ao nível de sociedade. Já para não falar do que estaríamos a perder se só usássemos saias.

Vogue 1965

Brigitte Bardot, BB para os amigos

Verushka, com calças (festa, meninas!) e um coordenado super 60's, geométrico e de corte direito, sem marcações de cintura.


Jean Shrimpton, o ideal de "Single Girl", independente, mas com o tão desejado "corpo de adolescente".

Jean Shrimpton



Beach Party, o filme que apresentou os bikinis ao mundo.

Twiggy! Que significa, sem qualquer dúvida, anos 60. Foi das modelos mais icónicas da época!



Britt Ekland



E aqui fica um bocadinho do tal psicadélico da segunda metade da década de 60, com uma das minhas musicas preferidas dos Beatles, "Lucy in the sky with diamonds", do albuSgt. Pepper's Lonely Hearts Club Band, de 67.




"If The Beatles or the 60's had a message, it was "Learn to swim. And Once you've learned - swim!"."
John Lennon

Nenhum comentário:

Postar um comentário